Mais sustentável, Av. Paulista ganha lixeiras para coleta seletiva e coletores de bitucas

22/08/22

A partir do dia 15 de agosto, a avenida mais famosa do Brasil, reconhecida como “símbolo de São Paulo”, recebe 20 novas lixeiras com design inovador, aprovado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, e 40 coletores de bitucas que foram envelopadas pelos artistas Nah Pinheiro, Bonga Mac e Eric Lovric. O projeto, que está em sua fase inicial, conta com a distribuição de 120 coletores de bitucas e 80 lixeiras no total - foi realizado pelo Serotonina Lab e BZ7 Cenografia, com patrocínio da LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária de limpeza urbana que presta serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos. As ações fazem parte do Programa “Av. Paulista Sustentável” da Associação Paulista Viva (APV), que teve início em outubro de 2021 e avança em algumas etapas neste ano.

O Programa “Av. Paulista Sustentável’ foi criado no ano passado durante a campanha dos 130 anos da via e as ações sustentáveis fazem parte das comemorações da data, como a proposta de criação do Distrito Sustentável Local que envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para trilhar novos caminhos e buscar soluções sustentáveis para diminuir o volume de emissão de CO2 na avenida; através da eficiência energética; o uso racional de água; a reciclagem dos resíduos, além de preservar e garantir a segurança na região. Protótipos da lixeira e um coletor de bituca para teste foram instalados no dia 08 de dezembro, dia do aniversário da avenida.

Estamos caminhando para uma transformação socioambiental na região da Av. Paulista. Com a entrega do coletor de bitucas e das lixeiras, resolveremos boa parte do problema de descarte de resíduos da via. Em um futuro próximo, teremos uma infraestrutura adequada para a eliminação mais adequada destes resíduos”, diz Lívio Giosa, Presidente da Associação Paulista Viva (APV), organização que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista.

Poder participar de um projeto de transformação no cartão postal da cidade é uma honra para a Loga. Coletar resíduos sólidos é a nossa atividade, mas também participamos de maneira ativa na mudança cultural da população, demonstrando o papel de cada cidadão para que tenhamos uma São Paulo mais limpa. No caso da Avenida Paulista, uma referência paulistana, torná-la um local mais sustentável e agradável a todos é uma ação emblemática. Parabéns aos envolvidos nesse projeto tão importante!”, reforça Lucas Rodrigo Feltre, diretor administrativo financeiro da Loga.

Gianna Toni e Jeff Moreno, do Serotonina Lab, foram os responsáveis por trazerem arte e inovação para a iniciativa e criaram o design da lixeira para celebrar a história paulistana e atender à nova realidade local. “A Paulista merecia uma lixeira que transmitisse toda a vanguarda arquitetônica que a avenida representa e trouxesse mais eficiência à coleta de resíduos na região”, diz Gianna. O projeto prevê mais 60 peças instaladas próximas ao MASP num segundo momento e, ainda, numa terceira etapa, a estruturação de uma operação de coleta seletiva, que hoje não acontece na avenida. Toda esta ação tem a coordenação da Gaffrée Consultoria e Projetos, atuando junto à APV.

Pensando no descarte incorreto de bitucas de cigarro, 80 coletores de bitucas serão instalados ao longo da Paulista e na fachada de prédios como Japan House, Hospital Santa Catarina, Top Center, Edifício Asahi, MASP, Shopping Center 3, Faculdade Anhembi Morumbi, Instituto Moreira Salles (IMS), Sesc Paulista, Edifício Safra, Conjunto Nacional, entre outros. Mais 60 peças aguardam uma segunda etapa de implementação e os resíduos recolhidos já têm um destino: a Poiato Recicla, empresa que oferece soluções ambientais integradas com os serviços e os produtos para o tratamento dos resíduos de cigarro, desde a coleta, transporte, reciclagem e descarte final, fará a operação de coleta das bitucas.

Arte a serviço da sustentabilidade

Bonga Mac é um dos responsáveis por criar a arte em volta dos coletores de bitucas. Bonga Mac é Donizete de Souza Lima, artista visual, arte educador, empresário de Bonga Produções desde 2013, estudante de artes visuais pela FAEEP – Faculdade de Educação Paulista (2019-2023) e co-autor do livro Tinta Loka Street Book (2017). Seu primeiro contato com o graffiti foi em meados dos anos 90, por influência da cultura hip hop, o que o motivou a reproduzir as ideias passadas em capas de discos e letras de músicas. “Para o desenvolvimento da arte nas peças, a inspiração foram grafites e fotografias que já pintei. Através do trabalho de designer realizado pela Tani Sanoli que desenvolveu a arte que será aplicada nos coletores. Por ser algo inovador, espero que a arte chame e desperte a consciência sobre a importância de dar o descarte correto para as bitucas de cigarro”, comenta.

Eric Lovric, paulistano do Cambuci, é artista gráfico, roteirista e diretor de animação. Trabalhou em diversos filmes para as áreas de publicidade e entretenimento, convidado por vários estúdios. Também é criador do Capitão São Paulo, o primeiro super-herói da cidade. “Para as ilustrações dos coletores, nunca tinha trabalhado com essas medidas antes, optei por utilizar vetores, que são mais fáceis de manipular, alterando o tamanho por exemplo. Foi uma decisão acertada, pois foram necessários vários ajustes até chegar ao resultado. Depois de tudo no lugar, em uma das ilustrações, finalizei digitalmente com pintura estilo spray. Espero que as pessoas ao passar pelas obras, despertem a curiosidade e tirem fotos ao lado e publiquem nas mídias sociais, que irá impactando outras pessoas”, declarou.

Ainda, a artista visual, ilustradora e designer Nah Pinheiro deu seu toque pessoal no coletor de bitucas. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Design Gráfico, ela trabalha com nanquim, aquarela, acrílica e spray em todo tipo de superfície. A artista buscou inspiração no cotidiano da natureza. “Para os coletores de bituca, meu trabalho foi 100% digital, me inspirei na fauna, flora e no coração que bate de mais (pro)fundo e forte, nas nossas raízes naturais que saem de dentro. Espero que as pessoas entendam que é importante cuidar da saúde, do meio ambiente, pois dependemos disso para sobreviver e levar alegria em cor”, contou Nah.

Sobre a Associação Paulista Viva (APV)

A Associação Paulista Viva (APV) é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. Em 2021, a APV lançou durante o Fórum de Sustentabilidade “Caminhos para a Transformação das Cidades”, o programa Av. Paulista Sustentável, projeto de sustentabilidade que consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono na Av. Paulista, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final dos resíduos eletroeletrônicos, mobilidade, a poluição do ar e a educação ambiental. Lançou também, durante o “Fórum Tecnologia & Urbanidade: Inovação Transformando as Cidades”, o projeto Sou Mais Av. Paulista, para incentivar o consumo na região.

Informações para a imprensa – Associação Paulista Viva (APV)

COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br - (11) 99173-9120

Cássia Cunha – cassia@communicabrasil.com.br – (11) 98122-5602

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br - (11) 98672-6959

Patrocinio

Loga

Apoio

Cidade de São paulo

Realização

Cidade de São paulo

Produção Executiva

Gaffrree

Produção Criativo

Serotina

Operação

polato  sustentare
                   

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação