EM ANO DE ELEIÇÃO, AVENIDA PAULISTA PEDE OLHAR MAIS ATENTO DOS CANDIDATOS

16/11/20

LG
Por que a Avenida Paulista é conhecida como o símbolo de São Paulo?
Esta pergunta nos remete a pensar no histórico da Cidade e das tantas transformações que nela ocorreram.
Expansão urbana, transporte, habitação, saúde e educação foram temas vasculhados por especialistas e autoridade públicas do Município para, ao longo do tempo, definirem uma identidade para esta megalópole.
No entanto, a Avenida Paulista passou por estas fases e a velha senhora imponente e vestal, se sobrepõe às recaídas naturais de uma Cidade que sempre a vê como a “Cara de São Paulo” e o cartão de visitas de milhões de brasileiros e estrangeiros que por ela passam diariamente.
O que chama a atenção na Avenida Paulista é a sua diversidade.
Espaços culturais, comércio, serviços, edifícios residenciais e de escritórios, lazer, parques, hospitais, academias e clubes, clínicas, cinema e teatro, bares e restaurantes, livrarias, shoppings e centros comerciais, tudo tem na Avenida ao longo dos seus 2,5km de extensão.
E esta diversidade é a razão inspiradora de ser tão querida e admirada por todos.
Nós da Associação Paulista Viva entendemos o papel primordial da sociedade civil organizada no sentido de promover este espaço urbano reconhecido no país inteiro, agindo como verdadeiros “guardiões” da Avenida Paulista junto às autoridades públicas e demais parceiros que entendem esta relevância no contexto da Cidade de São Paulo.
Agora, vamos aos números e incongruências: se a Avenida Paulista é considerada o cartão postal da Cidade, que por ela circulam cerca de 1,2 milhão pessoas/dia, fotografada por todos os ângulos, ponto de referência de todas as mídias, porque a gestão pública não cuida adequadamente deste bem precioso da Cidade?
A constatação é simples. Passe por lá e fotografe: as calçadas quebradas; o piso tátil desfeito; as floreiras sem o menor cuidado; os postes de sinalização pichados; o asfalto degradado; os ambulantes sem fiscalização; as pessoas em situação de rua tomando conta das calçadas, praças e suas transversais.
Sem falar na questão de segurança que é imprescindível e tem que ser permanente e diária ao longo de toda a Avenida Paulista.
A Associação Paulista Viva, neste quesito, foi a grande viabilizadora dos supedâneos (cabines fixas com policial militar) e, desde o ano passado, doando 20 (vinte) bicicletas para mobilidade local da Polícia Militar.
Portanto, neste momento de eleições, pedimos aos candidatos a Prefeito e Vereador um olhar mais direto para a Avenida Paulista, entendendo o significado e a importância que tem para os paulistanos e a todos os brasileiros e turistas que por ela passam.
Pois o que acontece na Avenida Paulista irradia e vira exemplo para toda a Cidade!
Lívio Giosa
Presidente da Associação Paulista Viva
liviogiosa@liviogiosa.com.br

 

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação