Educador Social

24/10/12

Projeto Realizado de: 2003 a 2004

Apresentação

Associação Paulista Viva convive diariamente com os contrastes da grande cidade e busca alternativas para diminuir essa desigualdade, provenientes de famílias de baixa renda, expostas a uma condição de vulnerabilidade social que os mantém à parte do processo social.

Iniciado em 2003, o projeto Educador Social foi mantido pela Associação Paulista Viva, em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade no Programa Bolsa-Trabalho.

Objetivo

O projeto Educador Social teve como objetivo promover a formação de jovens na faixa de 16 a 20 anos, provenientes de famílias de baixa renda. Por meio de ações sócioeducativas, o Projeto oferece elementos para que esses jovens encontrem, em si mesmos e em seu entorno, formas alternativas de superação dessa situação.

A estratégia adotada foi a de intervenção social. A partir de projetos voltados à valorização da avenida Paulista em suas dimensões histórica, social e empreendedora, os jovens adquirem uma ampla consciência de cidadania e aprendem o valor e a importância da preservação do espaço público.

Multiplicadores

Os jovens participaram de um programa contínuo de complementação técnico educacional e de acompanhamento social e psicológico, com ênfase nas relações interpessoais e com temáticas voltadas ao meio ambiente e preservação das áreas públicas. A partir daí, eles se transformaram em multiplicadores destes conceitos e educadores em potencial.

O Projeto possibilitou um trabalho junto a 120 jovens na faixa de 16 a 20 anos, chamados de bolsistas, com o objetivo de uma ação local em prol da Avenida Paulista. Eles também freqüentaram módulos educacionais, com conhecimentos gerais e dinâmicas de valorização da cultura, como forma de transformação pessoal.

Resultado

O trabalho resultou na inclusão de 50% de bolsistas no mercado de trabalho. De forma indireta, foi possível constatar que esses jovens conseguiram superar sua condição de vulnerabilidade social pelo engajamento que tiveram em questões sociais.

Metodologia

A metodologia empregada propiciou aos participantes a construção do conhecimento, a partir da visão de mundo de cada um e da troca de experiências permanente, facilitada pelos educadores.

Estratégias

• Reforçar a vivência, os conteúdos e valores dos participantes, com vistas à sua motivação e envolvimento na discussão dos problemas que afeta a cada um em particular e a todos em geral, possibilitando, por conseguinte, o resgate da auto-estima e a valorização de cada um.
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades diversas, a aquisição de novos valores e o enriquecimento de habilidades pessoais.
  • Estimular o ensino-aprendizagem, com ações montadas a partir de situações-problemas retiradas do cotidiano dos participantes, desenvolvidas de maneira lúdica por meio de recursos e linguagens diversas, tendo como resultado produtos destinados à melhoria da comunidade e ao bem-estar coletivo.

Evitou-se o recurso de aulas expositivas desnecessárias, explorando-se os conteúdos não como um fim em si mesmo, mas como meio. Foram adotadas técnicas para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento das habilidades de leitura e interpretação de códigos de linguagens diversos verbais (em português) ou não-verbais, bem como sua representação.

Clique aqui e confira mais fotos.

Parceiros do Projeto Educador Social