Costurando o Futuro

24/10/12

Projeto realizado de: 2006 à 2007

Associação Paulista Viva e a UNIP (Universidade Paulista) estabeleceram uma parceria cujo objetivo foi oferecer melhor capacitação profissional e criar novas oportunidades de trabalho aos moradores de baixa renda dos bairros da região.

Por meio do projeto Costurando o Futuro, as duas instituições forneceram condições estruturais e técnicas para cursos que foram ministrados na sede da UNIP – Paulista:

- Oficinas de customização de bolsas e camisetas: voltadas a adolescentes entre 15 e 17 anos;

- Fundamentos básicos de corte e costura: curso direcionado para adultos até 50 anos.

A palavra do presidente

“Promovemos a inclusão social por meio do conhecimento, para a consequente mudança sóciocultural, o que cria mais condições para o acesso ao mercado de trabalho”, afirmou Nelson Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva.

De acordo com Baeta Neves, a formação foi focada nas questões da cidadania até a construção coletiva. Para ele, os elementos tiveram a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicossocial de cada participante e, consequentemente, de sua família. “Ao interagir com as pessoas que participam dos cursos e oficinas, contribuímos indiretamente com a transformação da qualidade de vida de suas famílias”, relatou o presidente.

Serviço social

Outro aspecto relevante é que durante todo o período do curso, os participantes foram acompanhados semanalmente por profissionais e alunos do curso de Serviço Social da UNIP. O programa contou com visitas domiciliares, dinâmicas de grupo com temática de cidadania para o fortalecimento individual e do grupo, bem como terapias de apoio e demais orientações. “O incremento da qualidade de vida da população depende do esforço organizado do conjunto de instituições da sociedade civil”, conta Nelson Baeta Neves.

Clique aqui e confira mais fotos.