Conheça a história de Cásper Líbero, idealizador da São Silvestre

30/11/12

As inscrições da 88° corrida de São Silvestre já começaram. O evento é tradicionalmente realizado no dia 31 de dezembro e tem diferentes tipos de provas. Às 6:50 da manhã tem início a competição para cadeirantes e a programação se estende até às 17 horas com a prova do pelotão de elite. O percurso de 15 km tem largada e chegada na Avenida Paulista.  Para festejar o evento, a Associação Paulista Viva homenageia o idealizador da prova apresentando um pouco de sua história.

Inovador, audaz e revolucionário, o Jornalista natural de Bragança Paulista, interior de São Paulo, revolucionou a comunicação brasileira e promoveu o esporte. Nascido em 02 de Março de 1889, ele se formou na tradicional faculdade de direito do Largo São Francisco, porém tornou-se célebre jornalista. Em parcerias, fundou o jornal “Última Hora”, em 1911 e integrou a primeira agência de notícias brasileira. Também trabalhou na redação do jornal “O Estado de S. Paulo” e foi funcionário publico por um breve período. Ele assumiu a direção da Gazeta, em 1918. O veículo tornou-se o órgão de imprensa mais importante e respeitado de São Paulo na época.

O jornalista foi o criador de vários cadernos de sucesso como a Gazeta Esportiva e a Gazeta Infantil. Seu pioneirismo colocou a Gazeta nos anais da história ao publicar a primeira edição de jornal em cores no país. Participante ativo da Revolução Constitucionalista de 32, o jornalista foi exilado pelo governo Getúlio Vargas. Ele Viajou para os Estados Unidos da América e depois para a França, onde morou por dois anos.

De volta ao Brasil, foi indenizado pelos danos sofridos. Com o dinheiro, ele construiu, em 1939, o Palácio da Imprensa que abrigou a redação do jornal, arquivo, parque gráfico, administração e um auditório. Em dia com as novas tecnologias, ele inaugurou em março de 43, a Rádio Gazeta, sendo um dos pioneiros no país a lidar com a mídia eletrônica.

Cásper Libero morreu no dia 27 de Agosto de 1943, em um acidente aéreo deixando um importante legado: a fundação Cásper Libero que engloba o jornal, rádio e TV Gazeta, fundada em 1970, todos na Avenida Paulista.

A Corrida da São Silvestre foi criada para divulgar o jornal e acabou se tornando uma das mais tradicionais provas de atletismo do mundo.  O percurso tem menos da metade de uma maratona, mas as dificuldades são grandes. O calor do verão paulistano e a geografia montanhosa são os principais obstáculos da prova mais emocionante e tradicional do país.

Participe do evento, faça sua inscrição pelo site www.saosilvestre.com.br e boa corrida.