Caminhada Infantil traz orientações sobre segurança no trânsito

25/09/14

Nesta terça-feira (23), foi realizada uma Caminhada Infantil, da Escola Rodrigo Alves até o Parque Trianon, na Avenida Paulista. Durante o trajeto, os estudantes do ensino fundamental receberam orientações sobre segurança no trânsito. No Parque, as crianças fizeram um piquenique.

O evento foi coordenado pela Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e a Cultura (IPA Brasil), pela Red Ocara e pela SampaPé e contou com o apoio da Polícia Militar.

O presidente da Associação Paulista Viva, Antonio Carlos Franchini, a presidente do Rotary Club São Paulo Av. Paulista, Kátia Issa Drügg, a vice-diretora da Escola Rodrigues Alves, Jacira Alves Trigo Ramos, a fundadora da IPA Brasil, Marilena Flores Martins, a diretora da Red Ocara, Irene Quintáns, a fundadora da SampaPé, Letícia Sabino, a Capitão Sheila Cristina Cunha, da Polícia Militar e representantes do Fórum de Debates Av. Paulista  e da ONG Árvores Vivas estiveram na Caminhada Infantil.

O evento faz parte da Campanha “Paulista a Pé”, que se estenderá até domingo (28), com uma série de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. A Campanha “Paulista a Pé” quer despertar a atenção da população sobre o papel do transeunte na prevenção de acidentes. Com quase 55 mil mortes no trânsito e cerca de 450 mil vítimas inválidas em 2013, segundo dados do DPVAT, o Brasil é o quinto do mundo nessa área. De janeiro até junho deste ano já morreram perto de 25 mil pessoas.

O “Paulista a Pé” é uma iniciativa do Fórum de Debates Av. Paulista, criado em julho último com a proposta de discutir e propor soluções que levem à prevenção de acidentes no trânsito no coração financeiro da cidade, promovendo uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Na ocasião também foi lançada a campanha “Eu Posso e Vou Fazer mais Por um Trânsito Seguro na Avenida Paulista”.

O fórum tem à frente o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, a Associação Paulista Viva e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do projeto. O grupo conta com o apoio do “Comitê Amarelo”, formado por representantes de diversas empresas e entidades instaladas na região e responsável pela coordenação dos trabalhos.

As ações do fórum, que se estenderão até 2015, são norteadas por uma agenda positiva que conta com os seguintes temas para os próximos meses: outubro (segurança das crianças no trânsito), novembro (memória das vítimas de trânsito), dezembro (férias/viagens), janeiro (obrigatoriedade do uso airbag/ABS), fevereiro (carnaval), março (animais), abril (paz no trânsito).