Av. Paulista recebe pontos de coleta verde, lixeiras, coletores de bitucas e estações de carregamento em projeto de sustentabilidade

22/08/22

Ações fazem parte do projeto “Av. Paulista Sustentável”, encabeçado pela Associação Paulista Viva, que tem como objetivo impactar a região com a criação do Distrito Sustentável Local

 

A avenida mais famosa do Brasil, reconhecida como “símbolo de São Paulo”, agora também quer servir de exemplo de sustentabilidade para outras regiões e até para outras cidades do país. A Associação Paulista Viva (APV) avança com o Programa “Av. Paulista Sustentável” e entrega à via a partir do dia 15 de agosto, pontos para coleta verde, novas lixeiras, coletores de bitucas, postos para eletromobilidade e circuito ativo de segurança. E para sensibilizar cerca de 1,2 milhão de pessoas que trafegam diariamente, a APV vai distribuir cartilhas sobre conscientização de ações sustentáveis.

As entregas fazem parte do Programa “Av. Paulista Sustentável’, proposta de criação do Distrito Sustentável Local, que teve início em outubro de 2021, durante a campanha de aniversário de 130 anos da via e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para trilhar novos caminhos e buscar soluções sustentáveis para diminuir o volume de emissão de CO2 na avenida; através da eficiência energética; o uso racional de água; a reciclagem dos resíduos, além de preservar e garantir a segurança na região.

“Percebemos que essa é uma maneira de revitalizar a principal artéria urbana da Cidade, tão conhecida como é a Avenida Paulista. E sabemos que essas iniciativas podem repercutir para outros pontos e outras regiões de São Paulo. E o envolvimento da iniciativa privada, das entidades empresariais, das ONGs e da comunidade local para participar desse processo de transformação na questão da pauta da sustentabilidade é fundamental, declarou Lívio Giosa, Presidente da Associação Paulista Viva (APV), organização que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista.

 

Coleta Verde

O projeto Coleta Verde, em parceria com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, definiu a implantação até agora de postos de coleta de resíduos eletroeletrônicos para reciclagem e manufatura reversa. Os postos estão espalhados em prédios como Condomínio Barão de Itatiaya, Baronesa de Arary, Shopping Top Center e Edifício Scarpa. O público que frequenta a avenida também pode descartar seu resíduo eletrônico nesses locais. 

 

Novas lixeiras seletivas e coletores de bitucas

Basta caminhar pelas ruas de qualquer cidade brasileira para ver uma bituca de cigarro. O risco ambiental que esse descarte incorreto representa estava contemplado no Programa “Av. Paulista Sustentável’ e no dia 08 de dezembro de 2021, aniversário da avenida, protótipos da lixeira e um coletor de bituca para teste foram instalados.

A partir do dia 15 de agosto, a iniciativa da APV prevê implantar 40 coletores de bitucas que foram envelopados pelos artistas Nah Pinheiro, Bonga Mac e Eric Lovric, e que serão instalados ao longo da Paulista e na fachada de prédios como Japan House, Hospital Santa Catarina, Top Center, Edifício Asahi, MASP, Shopping Center 3, Faculdade Anhembi Morumbi, Instituto Moreira Salles (IMS), Sesc Paulista, Edifício Safra, Conjunto Nacional, entre outros. Mais 60 peças aguardam uma segunda etapa de implementação e os resíduos recolhidos já têm um destino: a Poiato Recicla, empresa que oferece soluções ambientais integradas com os serviços e os produtos para o tratamento dos resíduos de cigarro, desde a coleta, transporte, reciclagem e descarte final, fará a operação de coleta das bitucas.

A via também ganhará 20 lixeiras, com design inovador, aprovado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, projeto criativo do Serotonina Lab, com coordenação da Gaffreé Projetos e patrocinado pela Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária de limpeza urbana que presta serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos. Gianna Toni e Jeff Moreno, do Serotonina Lab, criaram esta peça para celebrar a história paulistana e atender à nova realidade local. O projeto prevê a instalação de mais 80 peças em quarteirões próximo ao MASP, da Peixoto Gomide até a rua Pamplona num segundo momento e, ainda, numa terceira etapa, a estruturação de uma operação de coleta seletiva, que hoje não acontece na avenida. Toda esta ação tem a coordenação da Gaffreé Projetos e Consultoria, atuando junto à APV. 

 

Cartilha Sustentável

Diariamente circulam pela Av. Paulista cerca de 1,2 milhão pessoas que podem ser as grandes protagonistas da transformação do espaço público. Com isso, a APV irá distribuir nas edificações mencionadas a Cartilha, com conteúdo de conscientização sobre o assunto, incentivando um engajamento colaborativo com a cidade. 

A Cartilha apresenta dicas sobre o uso consciente da água, incentivo a coleta seletiva do lixo, atitudes sustentáveis, entre outros temas. Além de impressa, a cartilha também estará disponível no formato digital e pode ser baixada no site da associação.

 

Mobilidade sustentável 

Ao longo dos próximos meses, serão instalados nos prédios residenciais, centros comerciais e em shoppings, estações de abastecimento das baterias elétricas para incentivar o uso de carros e bicicletas elétricas na região. Várias edificações da Avenida já estão recebendo estes equipamentos para favorecer a mobilidade sustentável.

 

Câmeras de segurança com visão de camaleão 

Expandir a segurança é a proposta do programa “Corredor Ativo de Segurança” e está entre as metas da Associação Paulista Viva em conjunto com as demais entidades da segurança pública. A decisão de reforçar a vigilância na Avenida Paulista com câmeras em formato de camaleão da empresa Gabriel, partiu da Associação Paulista Viva, em parceria com a Polícia Militar. A iniciativa irá operar com o Centro de Operações da Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, além de compartilhar as imagens de câmeras de 24 horas de videomonitoramento, captadas pela empresa com os órgãos policiais, quando solicitadas.  

 Para mais informações, acesse: www.paulistasustentavel.com.br .

 

Sobre a Associação Paulista Viva (APV)

A Associação Paulista Viva (APV) é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. Em 2021, a APV lançou durante o Fórum de Sustentabilidade “Caminhos para a Transformação das Cidades”, o programa Av. Paulista Sustentável, projeto de sustentabilidade que consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono na Av. Paulista, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final dos resíduos eletroeletrônicos, mobilidade, a poluição do ar e a educação ambiental. Lançou também, durante o “Fórum Tecnologia & Urbanidade: Inovação Transformando as Cidades”, o projeto Sou Mais Av. Paulista, para incentivar o consumo na região.

 

Informações para a imprensa – Associação Paulista Viva (APV)

COMMUNICA BRASIL

 Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br - (11) 99173-9120

Cássia Cunha - cassia@communicabrasil.com.br - (11) 98122-5602

Marcela Martinez - marcela@communicabrasil.com.br - (11) 98672-6959    

 

                   

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação