Av. Paulista ganha lixeira inspirada no design do MASP e uma bituqueira em parceria com a LOGA Logística Ambiental

20/01/22

No dia do aniversário de 130 anos da avenida, Associação Paulista Viva inaugura trecho revitalizado e lança lixeira inspirada no padrão do design da arquitetura do MASP e bituqueiras; sustentabilidade é um dos eixos da campanha dos 130 anos da via e as ações sustentáveis fazem parte das comemorações da data;

Foi entregue nesta quarta-feira, 08 de dezembro, dia do aniversário de 130 anos da Av. Paulista, a primeira etapa da revitalização de um trecho da via entre a Rua Pamplona e Al. Campinas, que compreende o lado par e o lado ímpar, com investimento da TEGRA Incorporadora e com apoio da Subprefeitura da Sé. A iniciativa faz parte do projeto “Av. Paulista Sustentável”, que a Associação Paulista Viva está encabeçando, proposta que consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono na Av. Paulista, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final do lixo, a poluição do ar e a educação ambiental. Nesse trecho recuperado, consta a revitalização completa de cinco canteiros, das cinco árvores que foram plantadas  e que foram recuperadas, a manutenção da calçada padrão, a reinstalação do piso tátil, a recuperação  das grades de contenção de pedestre nas esquinas e a instalação de gigantografias, que são fotos da Av. Paulista de como era o “pedaço” antigamente, na parte de trás das bancas de jornal desse trecho.

Ainda como parte da iniciativa, instalamos um protótipo para uma nova lixeira inspirada na arquitetura do MASP - idealizada pelo Serotonina Lab - e um protótipo de bituqueira, envelopada pela artista visual Nah Pinheiro. O projeto executivo foi desenvolvido pela Gaffrée Consultoria e Projetos e ganhou patrocínio da LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), na sua primeira fase, que conta com a instalação de 20 lixeiras e 40 bituqueiras. A segunda etapa prevê implantar mais 60 lixeiras e 60 bituqueiras ao longo da avenida.

Informações para a imprensa – Associação Paulista Viva (APV)

COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br  - (11) 99173-9120