Associação Paulista Viva promove evento “Paulista de todo o mundo” no Conjunto Nacional

21/08/14

São Paulo, junho de 2014 - A Associação Paulista Viva (APV) lança o evento 'PAULISTA DE TODO O MUNDO', que através dos seus Associados, dará boas-vindas a todas as pessoas que estarão na cidade por ocasião da maior competição esportiva de futebol. O objetivo é incentivar a convivência harmônica e pacífica e promover a união dos povos.

Durante os meses de junho e julho, bandeiras de diversos países estarão expostas na fachada do Condomínio Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, além de uma instalação com a história da bandeira brasileira, que será colocada dentro do centro comercial e de serviços. O lançamento será realizado no dia 9 de junho, às 9h30, no Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A Associação Paulista Viva também está convidando todos os moradores, instituições financeiras, órgãos públicos e demais empresas instaladas nos edifícios ao longo da Avenida Paulista e arredores a hastear bandeiras do Brasil e dos países com os quais cada um simpatize, para que a homenagem seja potencializada nos quase três quilômetros da via e seu entorno.

'Nossa proposta é estimular o hasteamento de bandeiras ao longo da Avenida Paulista e imediações, ou mesmo em toda a cidade, para homenagear os visitantes de diversos países que estarão no país para acompanhar o campeonato mundial de futebol', afirma Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da Associação Paulista Viva. 'Será o compartilhamento da convivência de milhões de brasileiros com visitantes de todo o mundo que passarão pela Avenida Paulista nesse período do torneio', salienta Vilma Peramezza, presidente do Conselho Deliberativo da APV.

Cada bandeira é uma obra de arte

A fachada do Conjunto Nacional será transformada em um imenso painel com 32 bandeiras, produzidas com materiais reciclados, como: disquetes, CDs, garrafas pet, embalagens plásticas e peças de computador, como pedaços de teclados.

Para garantir um trabalho primoroso e de qualidade, o projeto conta com a consultoria do professor e pesquisador Tiago Berg, especialista em bandeiras e hinos e autor dos livros 'O Hino de Todos os Países do Mundo' e 'Bandeiras de Todos os Países do Mundo'. A produção artesanal das bandeiras é coordenada pela Cooperativa de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs) e conta com a participação de pessoas atendidas por organizações como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ITAPEVA) e o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) e Promove, instituição que alia educação e inclusão social.

Na abertura do evento 'PAULISTA DE TODO O MUNDO' será apresentada a bandeira nacional e demais bandeiras históricas do Brasil, além de apresentações do Coral da Guarda Civil Metropolitana (CGM) e do pianista Evandro Gardezani dos Santos, que tocará 'A Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, opus 69', de Gottschalk. Também serão distribuídos 500 livretos explicativos sobre as bandeiras do Estado e Município de São Paulo, dos demais Estados brasileiros e bandeiras históricas do País.

Núcleo de Economia Criativa

Além das bandeiras, outra atração que a Associação Paulista Viva proporcionará às pessoas que passarem pela Avenida Paulista é o 'Espaço Criativo', iniciativa do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Associação Paulista Viva que comercializa produtos feitos artesanalmente por artistas de várias instituições da cidade. No 'Espaço Criativo', tradicionalmente montado nas galerias do Conjunto Nacional, os visitantes vão encontrar bolsas, luminárias, tapeçaria, joias e roupas, entre outros produtos representantes da cultura brasileira e da produção de entidades voltadas ao serviço social.

Braço sustentável da Associação Paulista Viva, o NEC é formado pelas seguintes instituições: a Associação Novo Olhar; a Associação Vida Ativa/Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD); a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FGV), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ITAPEVA), a Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs), a Baobá, o Move Institute, Mercosol, a SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades/PMSP), a Casa José Eduardo Cavichio (Cajec), a Loja Social (SMADS), ADIANTA e o Instituto Ecotece.

Exposições no Conjunto Nacional

1. Exposição 'Bandeira do Brasil Pentacampeão'. A instalação do artista plástico Silvio Galvão conta com cerca de 25 metros quadrados e foi confeccionada com quase cinco mil flores (lírios, rosas, tulipas e trevos) feitas com técnicas de origami e kirigami.

2. Painel com as 32 bandeiras dos países participantes do Mundial, produzidas com material reciclado (disquetes, CDs, garrafas pet, embalagens plásticas, peças de computador, etc), que ocupará a fachada do Conjunto Nacional. Produção e execução NEC/Cooperaacs.

3. Exposição 'O Mundo Através das Embaixadas', com cerca de 70 objetos do acervo do escritor e geógrafo Tiago Berg, autor dos livros 'Hino de Todos os Países do Mundo' e 'Bandeiras de Todos os Países do Mundo'. Dentro do Conjunto Nacional.

4. Painel com colagem do artista plástico Silvio Alvarez, que faz uma releitura das bandeiras a partir de recortes de revistas.

5. Sete totens interativos com informações e curiosidades sobre as 32 bandeiras dos países participantes do torneio, com versões em português, inglês e espanhol, e seus respectivos hinos

6. Espaço Criativo, ponto de venda do Núcleo de Economia Criativa (NEC), que comercializa produtos feitos artesanalmente por artistas de várias instituições de São Paulo.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA

A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo.

<< Voltar para Notícias

desenvolvido por Br3 comunicação