Associação Paulista Viva firma parceria e lança Campanha por um trânsito mais seguro

07/08/14

A Associação Paulista Viva, o Rotary Club São Paulo Avenida Paulista, o Observatório Nacional de Segurança Viária e a OAB, Seção de São Paulo, inauguraram, no dia 30 de julho, o Fórum de Debates Avenida Paulista, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.

O objetivo foi discutir uma convivência pacífica entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Durante o evento, foi lançada a campanha 'Eu posso e vou fazer mais por um trânsito seguro na região da Avenida Paulista'.

Participaram da mesa do Fórum de Debates Avenida Paulista o Presidente da Associação Paulista Viva, Antonio Carlos Franchini, o Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, o Presidente da Comissão de Direito Viário da OAB, Seção de São Paulo, Dr. Mauricio Januzzi Santos e a moderadora foi a Presidente do Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, Kátia Issa Drügg.

Até abril de 2015, o grupo promoverá uma série de ações sintonizadas com o Movimento 'Maio Amarelo'. O Movimento estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020, como a 'Década de Ações para a Segurança no Trânsito'. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia.