Associação Paulista Viva consolida Núcleo de Economia Criativa e realiza 2º edição do Espaço Criativo

26/04/13

São Paulo, abril de 2013 – A Associação Paulista Viva (APV) realiza no ‘Espaço Cultural Conjunto Nacional’, em São Paulo, a segunda edição do Espaço Criativo, dessa vez com foco no Dia das Mães. A iniciativa disponibiliza aos consumidores, produtos de artesãos ligados a instituições participantes do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da APV. O ponto de venda dentro do Conjunto Nacional reúne cerca de 80 artesãos e funcionará de 29 abril a 17 de maio, das 10 às 19 horas, na Avenida Paulista, 2073.

O NEC é um grupo de trabalho da APV inspirado na experiência do “Projeto IPES - Inclusão Produtiva e Social”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A iniciativa tem parceria com o Condomínio Conjunto Nacional, que disponibiliza suas galerias para a exposição e a comercialização de produtos artesanais em datas comemorativas (Dia das Mães, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia dos Pais e Natal). O Projeto IPES foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados durante o IV Simpósio Internacional de Comércio Justo, realizado em abril de 2012 na cidade de Liverpool, Reino Unido. As experiências se renovaram e, em outubro de 2012, o NEC foi consolidado com a vinda do sociólogo Domenico de Masi para palestras exclusivas relacionadas essa iniciativa da APV.

Para Vilma Peramezza, Superintendente do Conjunto Nacional e Presidente do Conselho Deliberativo da APV, as ideias de De Masi são o norte do projeto. “Queremos fazer da Avenida Paulista um corredor da criatividade”, afirma. Em dezembro, foi inaugurado o primeiro Ponto de Venda - ‘Espaço Criativo’, focado no Natal. E agora a iniciativa tem sua segunda edição, com foco no Dia das Mães. “Mais do que um projeto de geração de renda, o NEC busca propiciar a socialização e a troca de experiências entre seus integrantes. O grupo reúne instituições socioculturais e desenvolve trabalho de profissionalização, produção, design e criatividade”, afirma Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da APV.

O projeto reúne instituições dos três setores da economia (público, privado e terceiro setor) e proporciona acesso ao mercado consumidor da Avenida Paulista. Fato que contribui para o constante aperfeiçoamento dos meios de produção. O Grupo Gestor, formado por representantes de oito instituições, conta com o apoio da ITCP-FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Fundação Getúlio Vargas, que disponibiliza e auxilia na implementação de ferramentas de gestão e oferece microcrédito produtivo. Já a empresa Gaia Brasil colabora para o fomento da gestão sociocultural. O NEC, da APV, também é uma das conexões da Rede de Economia Criativa – REC.

OBJETIVOS

O Núcleo de Economia Criativa da Associação Paulista Viva pretende criar pontos de comércio itinerante a serem instalados em diversos locais da Paulista, aproveitando o grande público que circula na avenida. O primeiro ponto, destinado a novas instituições, será no Espaço Cultural Conjunto Nacional, servindo de modelo para a criação de outros ao longo da via.

A Superintendente do Conjunto Nacional e Presidente do Conselho Deliberativo da APV, Vilma Peramezza, considera este como mais um passo para o processo de criação da primeira Avenida Criativa do mundo, que está sendo desenvolvido baseado nas palavras do sociólogo Domenico de Masi, que salientou que o projeto da APV é único. “Este é o primeiro caso, no mundo, de uma via pública que se movimenta no sentido de estimular o desenvolvimento da economia criativa. Um exemplo a ser seguido por outras grandes cidades europeias”, Vilma reforça.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO NEC DA APV

Associação Novolhar, Baobá, CAPS Itapeva, CAJEC, CRATOD – Associação Vida Ativa, Figureiros de Taubaté, Historiarte, Instituto Ecotece, ITCP/FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, MERCOSOL, Move Institute, SUTACO e SMADS - Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA

A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo.

Informações para a Imprensa

Marcelo Affini – affini@casadobomconteudo.com.br