Associação Paulista Viva anuncia Operação Delegada com 300 policiais na Av. Paulista

08/08/23

Os Policiais militares foram liberados para aderirem ao Programa durante o seu dia de folga. A remuneração será custeada pela Prefeitura de São Paulo.

A Avenida Paulista, a mais famosa do Brasil, ganhará um reforço em sua segurança, a partir deste mês. Proposto e articulado pela Associação Paulista Viva junto à Secretaria de Estado da Segurança, Guarda Civil Metropolitana e Sub-Prefeitura da Sé, o Programa Operação Delegada consiste na liberação de cerca de 300 policiais militares que poderão substituir um dia de folga para realizar patrulhas de vigilância na Avenida, sendo remunerados pela Prefeitura de São Paulo.

"Esta ação permitirá que a Avenida mais icônica da cidade tenha uma vigilância constante para minimizar e diminuir os registros de roubos e furtos na região. Sabemos que é um primeiro passo dado, mas é superimportante combater os crimes e levar segurança tanto para quem trabalha e reside como para quem visita a cidade", afirma o presidente da Associação Paulista Viva, Lívio Giosa.

Recentemente a Avenida Paulista esteve em pauta diante de um dado alarmante, o maior número de roubos em dez anos, com 1.106 registros (média de 3 por dia); já os furtos (6.343) atingiram o segundo maior patamar histórico, atrás apenas de 2019, último ano pré-pandemia, com mais de 7,5 mil ocorrências, segundo números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Na maioria das vezes, os crimes são cometidos por pequenos grupos, tendo menores de idade como integrantes. A Operação Delegada ocorrerá pela extensão da Avenida e em pontos pré-determinados e que registram mais assaltos. A Associação Paulista Viva fez a doação à Polícia Militar de 20 bikes totalmente equipadas para uso nas rondas preventivas na ciclofaixa da Paulista.

Corredor Ativo de Segurança Expandir a segurança na via mais famosa do país é a proposta do programa "Corredor Ativo de Segurança" e está entre as metas da Associação Paulista Viva com a instalação de câmeras inteligentes na frente das edificações. As imagens são disponibilizadas para o Centro de Operações da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, quando solicitadas", finalizou Giosa.

Sobre a Associação Paulista Viva (APV)

A Associação Paulista Viva (APV) é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social, ambiental e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. Em 2021, a APV lançou durante o Fórum de Sustentabilidade "Caminhos para a Transformação das Cidades", o programa Av. Paulista Sustentável, projeto de sustentabilidade que consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono na Av. Paulista, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final dos resíduos eletroeletrônicos, mobilidade sustentável, a poluição do ar e educação ambiental. Lançou também, durante o "Fórum Tecnologia & Urbanidade: Inovação Transformando as Cidades", o projeto Sou Mais Av. Paulista, para incentivar o consumo na região.

Informações para a imprensa - Associação Paulista Viva (APV) COMMUNICA BRASIL

Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br - (11) 99173-9120